domingo, 18 de dezembro de 2011

A Biotecnologia no Tempo !

 Admite-se que o pão seja conhecido pelos seres humanos desde a pré-historia. Alimento básico da humanidade, passou por transformações relativamente pequenas ao longo dos séculos. Há 10 mil anos, já era fabricado e cozido entre pedras quente ou sob cinzas. Aliás, ao ritual de comer pão está associado o aparecimento da palavra companheiro. As bebidas fermentadas também são conhecidas pelos seres humanos há muito tempo. A mitologia grega, por exemplo, consagra o vinho na figura do deus Baco e suas sacerdotisas.
Dessa forma, mesmo antes de conhecer o mundo microbiano, os seres humanos já se valiam da atividade de microorganismos para obter produtos de seu interesse. A confecção de pão e a produção de vinho consitituem, assim, exemplos de biotecnologia.
Através dos séculos, os seres humanos desenvolveram e aperfeiçoaram tecnicas diversas para a obtenção e industrialização de produtos agropecuarios e farmacêuticos, por exemplo.Com o aprioramento do microscopio, passamos a conhecer o mundo microbiano, a estrutura celular e tornamo-nos cada vez mais capacitados a desvendar os mecanismos relacionados com a organização melecular da vida. Dos rudimentares pães cozidos entre pedras quentes até o transplante de genes, houve uma longa jornada. Hoje  a biotecnologia está mais do que nunca presente em nosso cotidiano, não só acenando com conquistas diversas, mais também suscitando reflexões, indagações e temores, que não se restrigem á area de ciéncias biologicas, mais avançam também para a economia, a tecnica e a religião, entre outras aréas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário